sábado, 2 de fevereiro de 2008

Música: Salve, Salve as Marchinhas!!


Hoje em dia eu não sou exatamente o que se pode chamar de folião padrão. Admito isso com certa cautela pois, sendo nascido e criado na Bahia, a frase, dependendo de onde for proferida, pode incitar reações inflamadas. Mas nem sempre foi assim: quando criança muitas foram as fantasias compradas para freqüentar as ruas de Petrolina-BA, bem longe de onde os meus avós tinham casa.


No trio-elétrico, Netinho (Alguem ai lembra desse cara?) tocava "O miiilaaa, mil e uma noites de Amor com voce" - emendando um dia no outro para aproveitar as semasnas mais lucrativas do ano (Como muitos sabem, o carnaval na Bahia dura dias e dias!) - enquanto meninos e meninas corriam e jogavam confetes dentro da boca uns dos outros. Bons tempos. A verdade é que o Carnaval perdeu um pouco da graça que tinha na infância. Hoje a diversao traduz-se em "balinhas" e "Lança-Perfumes"!


Apesar dos esforços em encontrar algo interessante para fazer no carnaval, acho que ainda não encontrei o que considero ideal (nos dias de hoje claro!). Uns são cheio demais, outros vazios demais. As vezes a música é boa, mas o horário é ruim, ou a música é ruim, mas o lugar é perto e o horário é bom. Acontece também de dois blocos legais saírem ao mesmo tempo, qual escolher? Talvez o problema seja apenas o excesso de opções.


Na semana passada acabou acontecendo o que eu temia: não sabia dizer se o Carnaval começava num sábado ou no outro, juro (final das contas, começou na sexta). Hoje me peguei consultando na internet os dias e os horários dos desfiles, não para acompanhá-los, mas sim para fugir deles. Acho que cansei de tentar.


Bom, se você é Bahiano, ou pelo menos já esteve na Bahia nessa época, deve saber que durante uma semana é impossível se ver livre da folia. Caso pretenda, como eu, ignorá-la, o melhor é fugir para uma cidadezinha e desligar a televisao (assim como eu faço agora!).


Nao sei se estou ficando velho, mas me deu uma baita vontade de conhecer um Carnaval movido pelas "Marchinhas" (Cidadezinhas sempre tem!!).


Um abraço

Nenhum comentário: